PASTORES QUE CAÍRAM: UMA LIÇÃO PARA TODOS NÓS

Durante meu tempo de seminário, eu fiz um curso de liderança ensinado pelo ilustre e memorável Dr. Howard Hendricks. Enquanto estudávamos a vida de Davi, o professor compartilhou um estudo que ele conduziu com um grupo de homens de pastorado de tempo integral que haviam caído em pecados morais que os desqualificavam para o ministério.

Naquela época, eu era cristão fazia poucos anos, mas infelizmente o assunto era muito relevante como um todo. Durante os meus primeiros passos, eu tinha testemunhado vários homens que eu amava e respeitava caírem, comprometendo-se com pecados muito sérios. Em um certo ponto daqueles dias, as quedas vieram com tanta frequência que eu senti que estivesse na praia espiritual de Normandia assistindo companheiros vivos serem explodidos em volta de mim.

O estudo do professor era sobre 246 homens em ministério de tempo integral que experimentaram falha moral  dentro de um período de tempo de dois anos. Até onde ele podia discernir, este clérigo de tempo integral era de homens seguidores de Jesus, nascidos de novo. Ainda que eles compartilhassem uma salvação em comum, estes homens também  compartilhavam um feito de devastação em comum; eles todos tinham, a 24 meses um do outro, se envolvido em caso extramarital.

Depois de entrevistar cada homem, Dr. Hendricks compilou quatro características comuns de suas vidas:

1.    Nenhum desses homens estava envolvido em qualquer tipo de prestação de contas realmente pessoal.
2.    Cada um desses homens cessou de ter um tempo diário de oração, Bíblia e adoração.
3.    Mais que 80% dos homens se tornaram sexualmente envolvidos com outra mulher depois de gastar tempo significativo com ela, geralmente em situações de aconselhamento.
4.    Sem exceções, cada um dos 246 tinha sido convencido que aquele tipo de queda “jamais aconteceria comigo”.

Enquanto eu reflito neste estudo, algumas lições vêm a minha mente. Elas podem ser aplicadas a pastores, encanadores, donas-de-casa, e qualquer outra pessoa que busca seguir a Cristo:

1.    Pecado tem sucesso no isolamento

Satanás vive em trevas e anseia em manter-nos lá também. Ele faz isso porque mentiras vivem melhor na escuridão. Deus sabe disso, e é por isso que quando Ele nos chama para Ele, Ele também nos chama para dentro da igreja.

Deus criou a igreja para ser muitas coisas, uma delas é ser a comunidade de pessoas que se ajudam a amá-lo e a lutar contra o pecado. Ele nos chama para relacionamentos onde nós falamos a verdade uns para os outros (Efésio 4.15, 25) confessamos nossos pecados uns aos outros (Tg 5.16), e amamos uns aos outros o suficiente para ir atrás dos outros se nos desviarmos. (Mt 18.10-20, Gl 6.1-2, Tg 5.19-20).

A questão que eu quero ponderar é esta: Quem sabe disso? Digo, quem realmente conhece você? Que não somente tem permissão, mas está atualmente agindo com a permissão de lhe perguntar perguntas penetrantes? Você está respondendo essas questões honestamente ou você está escondendo detalhes e enfeitando seu pecado para guardar sua imagem?

Não se esconda da ajuda graciosa de Deus que existe em relacionamentos cheios de amor.

2.    Se você flertar com o pecado, você vai cair em pecado

A ladeira do pecado é muito escorregadia. Quanto mais você caminha na beira do abismo, mais certo que seus pés escorregarão. Os homens no estudo se colocaram em situações perigosas repetidamente. Eles ignoraram as palavras de Salomão que alertou seus filhos a "manterem seus pés longe dela, e a não chegarem perto  da porta de sua casa”. (Pv 5.8)

Estes homens não guardaram seus corações, ou o coração das pessoas que eles deveriam estar protegendo. Ao invés disso, eles se tornaram cegos pelo engano do pecado (Ef. 4.22, Hb 3.13) e foram conduzidos para o fosso da destruição.

De quais maneiras você está flertando com o pecado? Que provisões você está fazendo para a carne  em preocupação com sua luxúria (Rm 13.14)? Que guardas vocês colocou à disposição? Que detalhes você está escondendo? Que emails você está deletando? Quais históricos de busca você está apagando?

O pecado está batendo à porta (Gn. 4.7) e o tentador está procurando por uma oportunidade para devorar (I Pe 5.8). Como você está facilitando o alvo?

Fuja do pecado, não flerte com ele! (Gn 39.6-12); Pv 5.7, Rm 6.12-13; 2 Tm 2.22; I Pe 2.11.

3.    O orgulho nos cega para nossa fraqueza

Muitos de nós pensamos que este tipo de pecado grave não acontece conosco, exatamente como esses pastores que caíram chegaram a pensar. Mas I Coríntios 10.12 nos avisa que “quem pensa estar de pé, cuide para que não caia”.  Não vamos esquecer que Sansão, o homem mais forte da Bíblia, e Davi – o homem segundo o coração de Deus, foram ambos vencidos pelas tentações do pecado sexual (Juízes 14-16; I Reis 11.1-8; 2 Samuel 11-12; Salmo 51). Ninguém está acima das tentações de pecar em caminhos cruéis.

Irmãos, estejam atentos. Provérbiso 16.18 diz: "A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito prece a ruína".

4.    Pureza é cultivada amando-se a Jesus

Em algum lugar ao longo da linha, cada um dos homens no estudo se deixou levar. Orações se tornaram menos fervorosas. As promessas de Deus na Palavra se tornaram empoeiradas. O amor por Jesus se tornou como algo que se fala no pretérito.

A sedução do pecado e o engodo para sacrificar tudo a fim satisfazer os anseios interiores se tornaram muito mais fortes do que poderiam resistir.

Mas Cristo é mais forte. Ouça essas promessas de refrigério em Hebreus 4.14-16:

“Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.”

Irmãos e irmãs, não há certeza de ajuda mais doce do que Jesus Cristo o Senhor.

Ele se ergue pronto à mão direita de Deus para suprir a graça e misericórdia que nós temos necessidade.

Não permitam que seus corações tornem-se frios ao Deus que tanto ama vocês. Aproximen-se dele diariamente, momento a momento, em expectativa cheia de esperança de que ele é melhor que qualquer prazer passageiro que possa atrair seu coração. Não deixe para buscá-lo somente em tempos de desespero, mas busque-o diariamente. Caminhe com ele. Reacenda a paixão. Clame a Ele por ajuda. Ele é capaz de lhe ajudar, e ele tem prazer em fazê-lo.

"Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória, ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja a glória e majestade, domínio e poder, agora e para todo sempre. Amém." Judas 24-25

Vem Senhor Jesus, vem.

Artigo escrito por Garret Kell, pastor da Igreja Batista Del Ray, em Virginia, nos Estados Unidos. Publicado em 20 de fevereiro de 2015, com o título A Pattern Among Fallen Pastors - Lessons for Us All. Ver original em Inglês no link: http://garrettkell.com/pattern-among-fallen-pastors-lessons-us/.